Spotify for Artists
Impulsiona a tua carreira musical com o Spotify For Artists! Esta poderosa plataforma dá-lhe as ferramentas para otimizar o seu perfil de artista, acompanhar as principais estatísticas e ligar-se aos fãs. Saiba como tirar partido das funcionalidades do Spotify para melhorar a sua visibilidade, aumentar os streams e tomar decisões baseadas em dados para o seu próximo lançamento.
1. Obter acesso ao Spotify For Artists
O Wiseband dá-lhe as chaves para criar um perfil Spotify eficaz e significativo e aceder às suas estatísticas.
O Spotify é a maior plataforma de streaming do mundo, com mais de 239 milhões de subscritores. Por conseguinte, é importante criar um perfil de artista eficaz para que os seus fãs o possam seguir. Além disso, o Spotify dispõe de ferramentas poderosas que lhe permitem aceder a uma grande quantidade de dados e estatísticas sobre os seus lançamentos e o seu público. Podemos ajudá-lo a criar um perfil significativo e mostrar-lhe como utilizar o Spotify for Artists para analisar os seus dados e estatísticas.
2. A sua música
O separador “Música” destina-se a resumir todos os seus lançamentos:
- por faixas individuais em “Canções”
- pelo formato do lançamento (ou seja, EP, Single, Álbum) em “Lançamentos”
por listas de reprodução (algorítmicas, editoriais, listas de reprodução criadas pelo utilizador)
Se clicar em músicas individuais, pode aceder às estatísticas de cada uma delas (número de streams, ouvintes, etc.).
Vejamos o separador “Próximos”:
É aqui que encontrarão os vossos próximos lançamentos. Com a Wiseband, conta cerca de 48 a 72 horas após o teu pedido de distribuição para que os teus lançamentos sejam listados aqui. E é aqui que pode apresentar uma música à equipa editorial do Spotify para consideração na lista de reprodução.
3. O seu público
Com o Spotify For Artists, tem acesso a dados valiosos sobre os seus ouvintes. Vamos mostrar-lhe as estatísticas mais importantes abaixo. Encontrará todos os dados no separador “Audiência”.
A. Cronograma
O Spotify permite-lhe ver o número de ouvintes, streams e seguidores num determinado período de tempo (meses, semanas, etc.).
B. Origem dos streams
Esta funcionalidade é especialmente importante porque o ajuda a compreender como as pessoas estão a ouvir a sua música, ou seja:
- a partir do seu próprio perfil
- de listas de reprodução pessoais (em privado)
- de listas de reprodução públicas geridas por terceiros (listas de reprodução com marca)
- das listas de reprodução editoriais (o Santo Graal – Parte 1)
- de listas de reprodução algorítmicas (o Santo Graal – Parte 2))
Porquê o Santo Graal?
As listas de reprodução editoriais são as listas de reprodução oficiais criadas pelo Spotify e seguidas por um grande número de utilizadores. Permitem-lhe ganhar seguidores e ocupar um lugar de destaque no algoritmo do Spotify.
E é aqui que entram em jogo as listas de reprodução algorítmicas, do ponto de vista do utilizador/consumidor, por exemplo, “Release Radar” ou “Discover Weekly”. Estas listas de reprodução são geradas automaticamente com base nos gostos e hábitos do ouvinte.
C. Estatísticas dos fãs
Isto leva-nos ao marketing. Os dados são muito interessantes e relevantes para o planeamento de campanhas promocionais, quer no próprio Spotify, quer noutras plataformas. Já agora: A Wiseband pode ajudar-vos a criar a vossa campanha; enviem um email para digital@wiseband.com.
A informação sobre a idade e o sexo dos seus ouvintes ajudá-lo-á a expandir a sua posição e a obter uma visão mais profunda do seu público.
D. Onde estão os teus fãs?
Além disso, é possível ver onde os seus ouvintes estão localizados em todo o mundo. Pode descobrir em que países/cidades a sua música está a ser mais transmitida. Esta é uma ferramenta muito útil, que o ajudará a planear as suas próximas digressões e concertos e a convencer os promotores a reservá-lo. O Spotify tem muitas mais ferramentas para descobrir.
4. O seu perfil de artista
4.1 A secção “Visão geral” do seu perfil
A. A sua imagem de perfil: avatar
A imagem de perfil é crucial. É um meio importante para expressar a sua identidade enquanto artista. Como serve de marca, deve ser a mesma em todos os seus meios de comunicação, incluindo as redes sociais.
Os requisitos e recomendações da imagem de perfil do Spotify são os seguintes:
- Dimensões: pelo menos 750px x 750px
- Evitar logótipos
- Escolha uma fotografia de alta qualidade com um fundo que se destaque do rosto do artista/banda.
B. Imagem de cabeçalho/banner
A imagem do cabeçalho ou do banner é a imagem que dará destaque às suas notícias. Certifique-se de que a actualiza assim que tiver um novo lançamento ou clip.
- Dimensões: pelo menos 2660px x 1140px
C. A “Artist’s pick”:
Ainda na secção “Overview”, pode utilizar a funcionalidade “Artist’s pick” para destacar uma referência; pode ser o seu último lançamento, uma lista de reprodução em que esteja, ou um evento específico…
Também pode acrescentar uma mensagem curta de 10 caracteres. A “Escolha do artista” permanecerá durante 14 dias, podendo ser alterada sempre que desejar.
D. Playlists :
Também pode adicionar listas de reprodução que o inspirem à sua página de artista. Ok… e qual é o interesse nisto?
Bem, em primeiro lugar, o interesse é poder criar a(s) sua(s) própria(s) lista(s) de reprodução com um perfil de utilizador, uma lista de reprodução que reflicta o que faz enquanto artista. Uma vez criada, basta procurar o nome da lista de reprodução no campo apropriado em “Spotify for Artists”. Esta funcionalidade permite não só criar conteúdos, mas também fazer com que os potenciais editores de listas de reprodução oficiais o coloquem no lugar certo. Escolha duas ou três listas de reprodução editoriais que correspondam ao seu último lançamento.
4.2 A secção “Sobre” do seu perfil
E. Galeria de imagens:
Pode carregar fotografias adicionais (de imprensa) para completar o seu perfil e permitir que os seus fãs tenham um vislumbre mais profundo do seu mundo.
As nossas recomendações :
Coloque uma única fotografia representativa do seu projeto; esta será apresentada em grande formato na parte superior da sua biografia.
Ou- Adicione duas ou três imagens que mostrem diferentes facetas do seu trabalho.
F. A sua biografia
A partir de agora, podes completar ou modificar a tua biografia sempre que quiseres. Uma nova funcionalidade do Spotify permite-te ligar a artistas inspiradores, colaborações, canções, álbuns e até listas de reprodução, basta utilizares o símbolo “@” e introduzires “@nome do artista/canção/álbum/lista de reprodução”.
A biografia é essencial para a conceção do seu projeto e para o seu sucesso. Não hesite em actualizá-la sempre que surja um novo lançamento.
G. Ligue os seus canais de redes sociais
O Spotify permite-lhe adicionar ligações para as seguintes plataformas:
- X
- Wikipedia
2.3 A secção “Concertos” do seu perfil
H. Concertos
É possível mostrar aos seus fãs que está em digressão e fazer referência às datas dos seus concertos ou eventos virtuais. Para o fazer, tem de sincronizar o Songkick com a sua conta Spotify.
Espero que isto seja útil 🙂